terça-feira, 18 de novembro de 2008

Reportagem preços por telefone

Aí vai o endereço eletrônico para que vocês possam ver a reportagem que comentei um dia desses sobre o preço dos alimentos via telefone celular. Um serviço disponibilizado na Itália, ligando os temas que estamos vendo em sala de aula: redes sociais, tecnologias, preços, mercado e alimentos. Como afirma a reportagem que saiu no Jornal Hoje do dia 22 de outubro:

"Para espantar o fantasma da inflação, o governo italiano, em parceria com a associação dos consumidores, criou um serviço gratuito de informação de preços de 84 produtos através de mensagem de celular.

O ministro da Agricultura, Luca Zaia, explica que é só enviar uma mensagem de texto com o nome do produto para ter acesso à lista de preços. O serviço então manda uma lista com o preço do produto em todas as regiões da Itália e até o valor em que ele sai das mãos do produtor até chegar ao comércio.

Em dois meses, o serviço de preços via torpedo já recebeu dois milhões de mensagens.

O governo italiano também quer estimular as vendas sem intermediários. Conhecemos um produtor de leite gostou da idéia, divulgou seus preços pela internet e agora vende diretamente para o consumidor. Os clientes também ficaram satisfeitos, porque levam para casa leite orgânico pelo equivalente a R$ 1 a menos.

Na Itália, o preço de alguns alimentos subiu mais de 30% só em 2008. Recentemente, o consumidor italiano até fez uma “greve de massas” por um dia, por causa do aumento do pão".

Nenhum comentário: