quarta-feira, 17 de setembro de 2008

MYSPACE




Histórico

O MySpace foi fundado em 2003 por Chris DeWolfe e Tom Anderson. Começou como um site de relacionamentos nos moldes do Orkut, mas ganhou visibilidade em 2004 quando os seus fundadores resolveram investir no mercado específico da música, criando o MySpace Music, com ferramentas para os músicos divulgarem o seu trabalho e para se comunicarem com seus fãs.

Funcionalidade

O MySpace Music é atualmente o mais importante portal da música independente na internet em todo o mundo. Permite não apenas que artistas incluam seus perfis, fotos, agenda de shows, músicas e clips, como também que qualquer um, mesmo pessoas não filiadas ao programa, acessem esses perfis e baixem versões de músicas em mp3 que estejam disponíveis para download. Esse acesso é feito por meio de uma pagina na internet em cujo endereço se inicia pelo nome myspace seguido do nome do artista, exemplo: www.myspace.com/djtudo.

A maior funcionalidade do Myspace no que se refere ao setor da música em comparação com os outros sites de relacionamento como o HI5, o Friendster, o Orkut e outros, tem atraído a cada dia mais músicos, consumidores de músicas, anunciantes de instrumentos musicais e produtores musicais, como os representantes do selo musical A&R que procuram artistas novos no MySpace. Dessa forma, reconstrói a indústria fonográfica na web, oferecendo a músicos desconhecidos um espaço de visibilidade alternativo a mídia televisiva e a rádio. Bandas sem contrato usam o site para divulgar suas músicas e reunir fãs. Artistas de renome internacional como Madonna utilizam o site para se comunicar com seus fãs e obter feedback sobre suas músicas. Em pelo menos um caso conhecido até agora, o perfil de uma banda no MySpace resultou no contrato com um gravadora. De acordo com Layton (2006) a banda californiana Hollywood Undead apareceu no MySpace em junho de 2005 e em apenas uma semana chegou ao 4º lugar no ranking musical do MySpace com 65 mil fãs em seu espaço de amigos. Seis meses depois, a Hollywood Undead assinou com uma nova gravadora independente: a MySpace.

Regras de funcionamento:

  1. Não é necessário pagar para entrar no MySpace, ele é totalmente gratuito.
  2. O usuário se registra no MySpace e cria um perfil - para se registrar e criar um perfil básico, tudo que se precisa fazer é digitar algumas informações em um formulário: nome, endereço de e-mail, senha, país em que vive, código postal, sexo e data de nascimento. Ao fazer o login inicial, o MySpace lembra ao usuário de carregar uma foto e convidar os amigos para se registrarem também.
  3. Para construir sua rede de amigos, o usuário pode convidar seus amigos atuais para se registrarem ou procurar por amigos que já estejam no MySpace. Isso é feito por meio do nome do usuário ou seu endereço de e-mail, além da importação da agenda de contatos do usuário do Yahoo!, Hotmail, AOL e Gmail, para rastrear automaticamente endereços que estejam conectados a uma conta no MySpace.
  4. O usuário pode pedir para adicionar qualquer pessoa ao seu "Espaço de amigos" e, se seu convite for aceito, poderá enviar e-mails, mensagens instantâneas, links de uma banda descoberta no MySpace Music e o que mais quiser compartilhar

Todas as pessoas que estiverem no seu "Espaço de amigos" tornam-se parte da sua rede conforme esquema abaixo:

Fonte: Julia Layton. "HowStuffWorks - Como funciona o MySpace". Publicado em 30 de março de 2006
http://informatica.hsw.uol.com.br/myspace4.htm

Conclusão

Para fins da nossa pesquisa podemos concluir que tendo em vista o objetivo de obtenção de visibilidade profissional a força do Myspace está na construção de laços fracos. Quanto mais ampla for a rede de contatos dos artistas, maiores são as chances deste artista ascender profissionalmente e obter ganhos comerciais.

Nenhum comentário: