domingo, 28 de setembro de 2008

Submarino "sob as águas" do mundo virtual

Procuro apresentar aqui uma primeira observação de relevo sobre a empresa Submarino. Isso significa que as informações apresentadas são coletadas inicialmente no próprio site da empresa. Para uma análise mais refinada será necessário a checagem de informações com outras fontes.

A Submarino é uma empresa que opera exclusivamente no varejo eletrônico (pure-player). Segundo a mesma e a líder dentre as similares no Brasil. Em 2004 eram oferecidos mais de 700.000 itens, em 20 categorias de produtos, de mais de 950 fornecedores. Além disso, a empresa presta serviços de comércio eletrônico terceirizado para empresas como Natura, Nokia e Motorola.

A empresa opera a partir de uma base física de distribuição em São Paulo. Para as cidades maiores, principalmente as capitais, entregas são realizadas em média, no intervalo de dois dias úteis. Em lugares com a região metropolitana de São Paulo e Rio de Janeiro é possível entregas em menos de 24 horas úteis. Dados do IBOPE/Net Ratings, em cada um dos quatro trimestres de 2004, demonstram que o site da Submarino teve o maior número de visitantes diferentes, entre todos os sites de varejo eletrônico no Brasil. Foram entregues aproximadamente 1,8 milhões de pedidos para 914.000 clientes no período comercial encerrado em 31 de dezembro de 2004. A receita bruta desse período foi de aproximadamente R$ 361 milhões, representando uma taxa de crescimento anual de aproximadamente 68%, durante os últimos três anos (exercícios sociais encerrados em 31/12/2004).

Segundo dados disponíveis no site, a Forrester Research estima que o mercado de comércio eletrônico no Brasil foi de R$ 1,8 bilhão em 2004, crescerá para R$ 2,8 bilhões, em 2005, e atingirá R$ 12,8 bilhões até 2010, representando uma taxa de crescimento médio anual de 36%, comparado a 14% no mercado mais estável dos EUA. Outro dado da Forrester Research afirma que o número de pessoas que compram na internet foi de 3,6 milhões e chegará a 29,5 milhões em 2010.

As vantagens do comércio no mundo virtual são assim apresentadas:

Os varejistas de comércio eletrônico possuem diversas vantagens comparativas em relação aos varejistas tradicionais no Brasil. Dentre elas, a capacidade de atingir e atender a um grupo de clientes amplo e geograficamente disperso, com eficiência, a partir de um depósito central, um custo menor de gerenciamento e manutenção do site na Internet, em comparação aos custos de manutenção de lojas físicas, e o potencial para interação personalizada a baixo custo com o cliente. Os varejistas de comércio eletrônico podem coletar dados demográficos e de comportamento de compras rapidamente para responder às mudanças de hábitos e preferências dos consumidores, ajustando eficientemente sua seleção de produtos, conteúdo editorial, interfaces de compra, preço e apresentação visual.

Em algumas visitas é possível perceber que os produtos da linha de informática recebem mais espaço de exposição através de chamados no centro do site. Em uma coluna, no lado esquerdo do site são apresentados a diversidade dos produto. Isso pode ser conferido em www.submarino.com.br .

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