quarta-feira, 29 de outubro de 2008

LINKED IN

Linked In é uma rede virtual de negócios fundada em 2002 e é utilizada por mais de 25 milhões de usuários. Como evidenciado no site, o Linked In não é uma rede, é o que uma rede deveria ser. O lema é que uma boa rede de relações profissionais é a chave para o sucesso. Possibilita novas oportunidades em função do perfil do membro, visto que o site funciona como um banco virtual de dados de profissionais de diversas regiões com diversas competências. Abrange 150 indústrias e mais de 400 regiões econômicas. O Linked In é mantido por um grupo de investidores e administrado por uma equipe de elevada competência (vide anexo).

Os usuários fazem convites a novos participantes, porém, é possível cadastrar-se no site sem convite prévio. Constituem uma lista de pessoas conhecidas e de confiança na medida em que cada integrante faz novas conexões, seja aceitando um convite, seja solicitando informações, adquirindo capacitação ou procurando emprego. O sucesso profissional depende da rede que cada indivíduo conforma e dos contatos potenciais e efetivos que cada novo contato pode lhe atribuir com profissionais qualificados e ambientes promissores.

O cadastro é gratuito. Pode ser feito cadastro tanto como pessoa física quanto jurídica. Todos os serviços são disponibilizados mediante identificação (e-mail, senha). A navegabilidade do site está disponível em inglês e em espanhol. A configuração da página é bem simples, não é carregada de símbolos ou propagandas promocionais, todo o serviço ofertado está voltado a facilitar o acesso aos serviços. Ao se cadastrar no Linked In a pessoa preenche seus dados pessoais (não é solicitado documentos pessoais), apenas nome e sobrenome, e-mail para contato, local onde reside, condição profissional (empregado ou desempregado). Caso esteja trabalhando é solicitado a identificação da empresa, do setor e da atividade que executa.

Permite manter contato e retomar contatos, desde que saiba o nome e sobrenome ou apelido da pessoa. Há um diretório com os nomes de todos os membros que fazem parte da rede, discriminados em seções de acordo com cada letra do alfabeto. Depois de cadastrado, o usuário consegue montar seu perfil e interesses profissionais (“currículos virtuais” constantemente atualizados e com elevado poder de difusão). Para acessar todo o currículo, é preciso estar cadastrado na rede. Ao acessar o diretório de usuários cadastrados, é possível identificar conexões secundárias efetuadas provavelmente através de convites em função da proximidade de relações entre amigos, colegas de trabalho ou ainda familiares (foi verificada a existência de vários membros com o mesmo sobrenome). É possível identificar, portanto, conexões efetuadas não só por laços fracos, como também por laços fortes. No currículo resumido de cada membro, são disponibilizadas ferramentas para entrar em contato com o usuário, contratá-lo e ainda solicitar contato com profissionais que façam parte da sua rede. Alguns têm redes maiores, outros medianas ou redes de relações profissionais pequenas.

Além desses contatos existem as seções: empresa, ferramentas e produtos.

1) Empresa: apresenta informações organizacionais sobre o Linked In, atenção ao cliente (contém todos os mecanismos “burocráticos” organizacionais da rede como cancelar o registro, modificar informações pessoais, controlar as configurações, por exemplo), centro de aprendizagem (apresenta as diversas formas em que o Linked In pode ser utilizado), blog (há diversos exemplos de sucesso profissional, de informações e soluções obtidas através do Linked In; e publicidade, sendo que esses três últimos estão disponíveis apenas na versão em língua inglesa.
2) Ferramentas: instrumentos de navegabilidade, barra de Outlook, “Jobsinsider” (através desse mecanismo, é possível identificar as pessoas que fazem parte do Linked In e que trabalham na empresa na qual se tem interesse de trabalho ou que mandou o currículo, permite enviar o currículo para a pessoa mais indicada e reduzir tempo, custo, solicitar que a pessoa faça sua apresentação na empresa contratante e ampliar as possibilidades de sucesso na contratação); e uma ferramenta – “widgets” (que permite maior capacidade de apresentação da rede de profissionais de cada usuário, permitindo incluir dados de empresas que fez parte ou que possui contatos).
3) Produtos: seção de perguntas e respostas em diversos assuntos como: administração, carreira, educação, contratação e recursos humanos, assuntos jurídicos, economia, pequenas, médias e grandes empresas, finanças, governo, gestão, cenário internacional, marketing e vendas, lucro e prejuízo, tecnologias, viagens de negócios. As perguntas podem ser feitas em inglês e em espanhol. Os questionamentos são registrados na própria seção e a resposta é dada por qualquer profissional competente que queira dar sua opinião. No item empregos o usuário tem facilidades para pesquisar possibilidades de emprego, conseguir recomendações de trabalho, ampliar sua rede e atualizar constantemente seu currículo, verificar quantas vezes seu perfil foi acessado, anunciar empregos e gerir seleções de candidatos a emprego. No item atualizações recentes é possível acessar diretamente os perfis que foram modificados.


ANEXOS
Depoimento de Dan Nye, 22 de outubro de 2008 sobre novos parceiros do linked in:
I'm happy to announce today that we've received strategic investments in LinkedIn totaling $22.7 million from market leaders in the enterprise software, investment banking and business information sectors; all of whom believe in the power of LinkedIn as a way to connect professionals and help them be effective. This round of funding includes world class strategic investors Goldman Sachs, The McGraw-Hill Companies, and SAP ventures; as well as a re-investment by Bessemer Venture Partners (Goldman Sachs, The McGraw-Hill Companies, and SAP Ventures join the LinkedIn team.

Por Angye

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