quarta-feira, 29 de outubro de 2008

ORKUT

Segundo dados disponíveis na Wikipédia, o Orkut é uma comunidade virtual filiada ao Google, criada em 19 de janeiro de 2004. Seu nome está relacionado ao projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro do Google. Como afirmado no site do Orkut, “o Orkut é uma comunidade on-line criada para tornar a sua vida social e a de seus amigos mais ativa e estimulante. A rede social do Orkut pode ajudá-lo a manter contato com seus amigos atuais por meio de fotos e mensagens, e a conhecer mais pessoa.” Além desta função - reencontrar amigos da infância, da escola, da faculdade e reforçar os laços atuais - , o Orkut também tem sido um veículo para troca de informações e até mesmo discussões acadêmicas (por exemplo, há uma comunidade de sociologia econômica - www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=6267284 -, uma comunidade sobre Luc Boltanski - http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=7738516 -, várias comunidades sobre Bourdieu, sendo esta a com maior número de membros (2.456) - http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71489).


Calculava-se em 2005 que 6 milhões de pessoas tinham páginas com seus perfis no Orkut, sendo que a maioria (71,92%) eram brasileiros (FOLHAONLINE, 03/07/2005). Enquanto a imprensa e os internautas norte-americanos em geral praticamente ignoram o Orkut, preferindo outros sites de relacionamento como Friendster ou thefacebook, o Brasil torna-se um dos principais focos do Orkut (FOLHAONLINE, 03/07/2005).



COMO ENTRAR?


O futuro usuário precisa criar uma conta no Google disponível na página inicial do Orkut. No início do Orkut, a participação estava condicionada ao convite de um amigo já cadastrado.



OS PERFIS


Quando o usuário adere ao Orkut, ele deve preencher um perfil com suas características em três aspectos: social, profissional e pessoal (quem é, o que faz, qual o interesse no Orkut – amigos, trabalho etc., gostos etc.), e há espaço para colocar uma foto de identificação. O usuário pode deixar de fornecer algumas informações, pode fornecer todos os dados solicitados mas acionar um mecanismo que seleciona as informações que deseja compartilhar na rede e também pode fornecer informações incorretas sobre si mesmo (pode dizer que mora em outra cidade, fala outras línguas, ou até mesmo, há a construção de perfis de outras pessoas, como a do presidente Lula).


Além destas informações que constroem a imagem do usuário na rede, há outras ferramentas que auxiliam na identificação do perfil como as comunidades que participa (por exemplo, comunidades de partidos políticos, comunidades de intelectuais, comunidades de indivíduos de uma mesma cidade, de turmas da faculdade, comunidade relacionadas a alimentação e até mesmo comunidades como “eu não gosto de estudar” e “odeio meu chefe”) e os depoimentos dos amigos do usuário.


Algumas empresas tem se utilizado do Orkut para identificar potenciais consumidores ou comportamentos de seus consumidores, por exemplo, se há uma comunidade “eu adoro viajar”, as empresas relacionadas ao turismo podem identificar quem é este consumidor, seu estado civil, grau de escolaridade, se tem animais de estimação, o que gosta de fazer etc. e adequar seus pacotes de viagem a este público. Também há empresas, que além do currículo vite do candidato ao emprego, verificam seu perfil no Orkut.


Segundo o projetista chefe do Orkut, em entrevista a FOLHAONLINE (03/07/2005), o Google não tinha a pretensão de vender as informações contidas nas páginas pessoais dos usuários para empresas, contudo não há controle sobre muitas informações já disponibilizadas na rede como, por exemplo, as comunidades.

É importante considerar ainda em relação aos perfis, que o Orkut oferece um sistema que identifica quem visualizou o perfil, assim o usuário sabe quem (amigo ou não) visualizou seu perfil no dia anterior e na semana anterior.



LAÇOS FRACOS E FORTES


As interações no Orkut podem envolver tanto laços fortes como laços fracos. São adicionadas pessoas muito próximas do usuário, como familiares e amigos que conviveram ou convivem de forma mais intensa e constante – portanto, laços fortes - e os amigos dos amigos do usuário, havendo casos em que este apenas os conheceu ou que se encontram muito esporadicamente – são os laços fracos. Entretanto, levanto a hipótese de que alguns casos estes laços fracos acabam se configurando virtualmente mais fortes, por exemplo: pessoas que na vida real se encontram esporadicamente e sem muita proximidade, mas no Orkut trocam recados mais freqüentes cheios de afeto; ou ainda, “amigos” que o usuário encontrou uma única vez (quando seu amigo o apresentou) e que no seu aniversário, deixam recado felicitando e dizendo que está “morrendo de saudade”.


No Orkut há uma forma de identificar os graus de amizades, contudo estas informações ficam restritas ao dono do perfil. A classificação se dá da seguinte forma: amigos, amigos da escola, família, melhores amigos, não conheço e amigos do trabalho. Entretanto, para os visualizadores do perfil, um “amigo de trabalho” e um “melhor amigo” estarão em graus equivalentes: amigos.



ONDE ESTÁ O MERCADO?


De acordo com notícia veiculada no site Ziptop (notícias 11/08/2008), quase a totalidade da receita global do Google decorre de links patrocinadores. No caso, do Orkut não é diferente. Ao procurar por determinada comunidade, há um link ao lado destinado a publicidade onde empresas relacionadas ao tema colocam seus anúncios. Por exemplo, ao procurar por uma comunidade de “carros”, há ao lado anúncios de empresas que vendem carros usados, anúncios da Fiat e da Ford.


Também no caso do Orkut, há o serviço Orkut SMS em que o usuário, após cadastrar seu celular, recebe notificações quando tiver um novo recado ou novidades de seus amigos. Para cada mensagem enviada ou recebida, a operadora do celular cobra pelo serviço.

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